Apresentação e Marketing Pessoal do Consultor de Negócios
13/04/2012 10:20
Competências Fundamentais Do Marketing Pessoal
As Competências Fundamentais Do Marketing Pessoal são: Empatia, Simpatia, Comunicação, Ter conteúdo, e Apresentação Pessoal.
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A empatia: É a capacidade do ser humano em colocar-se no lugar do outro. É passar a agir como gostaria de ser tratado em cada uma destas situações.
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Simpatia: As pessoas em geral gostam de quem as tratam bem. Ser cordial, afetuoso, entusiástico e “educado” é fundamental para garantir uma imagem positiva entre as pessoas de seu relacionamento. Ações simples como um cumprimento, um sorriso, um abraço ou um olhar podem garantir pontos importantes para o seu marketing pessoal. O ser humano gosta e precisa de energia positiva para viver bem e para isto aja com simpatia e lembre-se sempre das “palavras mágicas”: bom dia, obrigado, com licença e desculpe!
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Comunicação: Neste item há dois pontos a se destacar: falar corretamente e vencer a barreira da timidez e do orgulho. Ter uma comunicação impecável é crucial para qualquer profissão e mais ainda quando se trata de garantir uma boa imagem diante do seu cliente. Para isso é fundamental adequar a linguagem para cada situação, pois só assim é possível se sobressair em meio ao padrão que assola a maioria das pessoas nas corporações. Estude, leia revistas, livros e jornais, enfim, aprimore ao máximo sua capacidade de falar corretamente para cada público e situação. O outro ponto importante é fazer que as pessoas saibam quem é você e o que tem a oferecer, ou seja, vencer a barreira da timidez e do orgulho.
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Ter conteúdo: De nada adianta ser um ótimo comunicador e agir com simpatia se não tiver efetivamente conteúdo. É muito importante ter o que dizer, possuir conhecimento, mostrar a que veio e transmiti-lo de forma natural. As pessoas se lembram daqueles transmitem segurança, que consolidam sua imagem, sua presença através de opiniões claras, idéias firmes ou, simplesmente, porque estão ligadas no que está acontecendo a seu redor e tem o que exprimir com assertividade. Para ter conteúdo é imprescindível aprimorar o hábito da leitura, diversificar o acesso às informações, ampliar o contato com as diversas formas de cultura, participar de eventos da sua área de interesse e também de outras áreas diferentes, participar de movimentos profissionais, viajar e freqüentar grupos diferentes.
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Apresentação pessoal: O cuidado com a aparência também é fator essencial para a realização do marketing pessoal e profissional. Para isto é fundamental o bom senso.
Apresentação Pessoal
Há alguns fatores que você deve considerar na hora de escolher a roupa ideal:
- O tipo de cliente ou compromisso onde irá participar – se é formal ou informal.
- Tons e cores – Evite combinações extravagantes e chamativas, opte sempre por tons mais sóbrios: Camisa azul clara e branca, listras monocromáticas, calça social azul, preto, marrom ou cinza, se for utilizar jeans opte por modelos clássicos.
- Padrões e texturas - saiba adequar as peças e tome cuidado com babados, decotes, listras, veludo, roupa curta ou longa demais.
- Seu tipo físico - Evite roupas apertadas ou largas demais, pois transmitem uma idéia de desleixo.
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Calçados –
- Homens: Usem sapatos básicos como o mocassim, com cadarços, ou qualquer outro estilo mas sempre sóbrios nas cores pretos ou marrom os quais devem estar bem engraxados todos os dias. Suas meias devem ser pretas, azuis ou marrons.
- Mulheres sandálias e sapatos baixos de cores sóbrias também. Tudo sempre bem limpo e engraxado, se for o caso.
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Cabelos:
- Homens é usar cabelos curtos e bem penteados, se o cabelo for rebelde.
- Mulheres: Curto ou comprido devem estar sempre bem penteados/escovados sem enfeites chamativos. As presilhas ou “rabicós” devem ser sóbrias e elegantes.
- O asseio pessoal - unhas limpas, aroma agradável e puro, acessórios elegantes -, seguem sendo a marca do campeão. Os Consultores de negócios que são estrelas não esquecem nenhum detalhe: um desodorante que funcione, uma carteira atraente, um traje bem passado e um hálito puro que não cheire a álcool. Homens devem barbear-se todos os dias, e se usar barba ou bigode, devem tomar ainda maior cuidado com a higiene e em deixá-los bem aparados.
- Cuidados Bucais: Cuide para não acertar em todo o resto e esquecer da sua boca: dentes cariados ou estragados e mau hálito são coisas inadmissíveis num Profissional que se relaciona com o público. Procure um dentista imediatamente. Ter à mão uma escova de dente portátil e creme dental para utilizar sempre que necessário.
Para os Homens
George de Paris, famoso alfaiate que a décadas atende aos Presidentes dos Estados Unidos, fala que uma combinação de cores certas faz com que um homem de negócios, comunicador e líder destaque-se. Carmine Gallo (homem de comunicação dos EUA) perguntou a De Paris "se você pudesse escolher apenas uma única combinação qual seria ela? Qual é a cor da liderança?". De Paris indicou:
- Terno: Azul Marinho (liso ou risca de giz)
- Camisa: Branca ou azul bebê
- Gravata: vinho
Podemos dizer que um guarda roupa básico para um homem deve ter:
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Terno Azul-Marinho
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Terno Preto (liso ou risca de giz)
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Terno Cinza Liso
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Blazer Preto Ou Marinho
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Paletó Esportivo (Pequenos Quadrados) Verde E Bege
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Calça Bege
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Uma Camisa Branca, Uma Camisa Azul
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Uma Gravata Azul Marinho Com Listas
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Uma Gravata Vinho Com Pequenos Desenhos (Ou Petit-Pois)
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Sapatos Pretos, Cinto Preto
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Sapatos Marrom, Cinto Marrom (Podem Ser Substituidos Pela Cor Vinho)
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Meias Azul-Marinho, Cinza, Bege
Para a Mulher
Para a mulher, Carimine Gallo conversou com Tory Johnson, especialista em colocação de mulheres no mercado de trabalho dos EUA, e ela aconselhou:
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Use o básico, nunca se erra com básico:
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Camisa branca
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Calças compridas estilo social ou mesmo Saias
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Cuide para que não sejam muito justas ou destaque demais partes de seu corpo
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Use modelos de acordo com seu porte físico
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Não exagere na maquiagem nem no perfume. Às vezes menos é mais. Evite o excesso
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Preste atenção aos detalhes:
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Nada de sapatos abertos nem saltos muito altos
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Botões faltando
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Brincos muito grandes ou brilhantes demais para ocasiões profissionais
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Lustre e limpe seus sapatos
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Finalmente, vista-se apropriadamente para a ocasião em que você vai aparecer.
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De acordo com o site www.coisasdenatalie.com, um guarda-roupas clássico deve ter peças simples, funcionais, elegantes e de ótima qualidade, prezando conforto e durabilidade. Basicamente, o que consideramos peças-chaves, ou seja, fáceis de combinar. Veja suas dicas:
- Uma Saia de corte reto, cor preta
- Blazer preto, acinturado, em tecido natural
- Camisa Clássica Branca em tecido natural
- Twin Set. Jogado por cima, além de conferir charme e disfarçar qualquer gordurinha extra
- Um bom Maiô em cor neutra
- Um Anel
- Calça de Alfaiataria de corte reto e em material natural. É um coringa!
- O Pretinho Básico, Vestido é a peça mais feminina e elegante do closet de uma mulher
- Calça Jeans escura, sem detalhes, de corte reto e com 'cintura no lugar'
- Um Peep Toe preto. Elegante para o dia-a-dia.
- Uma Sapatilha preta
- Um Suede Pumps preto
- Um bom e elegante Óculos de Sol
- Duas Bolsas pretas
- Vocês devem ainda, investir em muitas camisetinhas simples, mas de cores variadas. Este é o "básico" para mulheres.
Com estas informações já é possível praticar corretamente seu marketing profissional e conquistar pontos positivos na sua carreira de vendedor consultor. Vale lembrar que tudo isto também se aplica na vida pessoal.
Então não podemos esquecer que, ao atender um cliente, devemos dar importância à pontualidade, cordialidade e simpatia possuir um material de apresentação dos produtos conservado e o mais completo possível. Sucesso!
Por Gerson Luiz Garcia de Lima*
(*) Gerson Luiz Garcia de Lima, Empresário proprietário da empresa GED PREMIER Marketing Multicanal, representante da Empresa ZIPCODE BRASIL, é especialista na área de Marketing Multicanal, Liderança e Formação de Equipes Comerciais, Monitoramento de Equipes por Indicadores e Resultados. Gerente Comercial no segmento Varejista durante 9 anos (Lojas Colombo) e Administração de Equipes orientada por Metas e Resultados, com conhecimento de Mercados, Plano de Negócios, PDCA, Análise SWOT, 5W2H, Giro de Estoque/curva ABC, Ações de Marketing, Merchandising e Liderança. Iniciou todo o processo comercial de duas empresas, implantando o sistema de Compras e Vendas, Cobrança e Análise de Crédito: Padronização de processos e documentos, procedimentos, normas e políticas comerciais de relacionamento com clientes Consultor de Empresas pela RIMUNER Consultoria e Treinamento.
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Fontes Consultadas
- Livro: Comunicação é tudo, Editora Landscape, Autor Carmine Gallo
- https://www.coisasdenatalie.com
- https://etiquetaeumpoucomais.spaceblog.com.br