Consumo Consciente e Pegada Ecológica

28/04/2011 14:00

 Por Isabelle Calliari Monteiro de Lima[2]

 

O papel do Estado para se atingir este ideal de consumo passa pelo âmbito educacional tanto escolar, que depois reflete no repasse da informação ao núcleo familiar, como na conscientização dos próprios funcionários e colaboradores por meio de campanhas sócioeducativas locais, outras campanhas educacionais utilizando a mídia como uma ferramenta de grande abrangência a seu favor.

 

Outras formas da atividade estatal ser efetiva é a implantação de políticas que financiem a criação e a expansão de cooperativas de reciclagem e sua sustentabilidade.

 

A criação de regulamentos e estatutos internos que priorizem campanhas para evitar desperdícios de materiais, já que a mentalidade de muitos na sociedade é de que o bem público não é de ninguém. O patrimônio público pertencendo a todos deveria ser cuidado e defendido por todos, mas o que ser verifica na prática é que a sociedade não se identifica fazendo parte destes direitos coletivos portanto não se sente responsável pelo seu cuidado, preservação e defesa dos mesmos. O que agrava esta situação é que uma fiscalização ineficiente e uma punição tardia são sustentáculos para que a impunidade e o descrédito na justiça se perpetuem no tempo.

 

Acredita-se que seria possível ao Estado contratar somente com empresas que tenham posturas e projetos socioambientais, pois entende-se que isto aumentaria o grau de preocupação ambiental das empresas, acirrando a concorrência.

 

Se houvesse a criação de um selo público com a inscrição, a título de exemplo, “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, a partir de uma série de critérios transparentes e pré-estabelecidos, já seria o indicativo do engajamento socioambiental desta empresa, devendo o Poder Público priorizar a contratação com empresas que tenham este compromisso valorizando aquelas que desenvolvem ações positivas com os cidadãos e que têm responsabilidade social.

 

Exemplificativamente os critérios, para adquirir o selo de empresa responsável socioambiental, poderiam ser: a diminuição de poluentes, bem como tratamento dos mesmos antes de serem devolvidos ao meio ambiente; criação de uma política nacional com critérios claros para a destinação adequada de resíduos tóxicos e com propostas que sejam aplicáveis à realidade das empresas, com custos baixos e componentes biológicos de degradação.

 

Outro fator crucial para avaliar a empresa é a conscientização sobre a reciclagem e o reaproveitamento de materiais e a separação de lixos de acordo com sua classificação, que podem ser aprendidos na escola e com a disponibilidade de orientação em um telefone gratuito e em campanhas públicas nos meios de comunicação.

 

Se houver também o incentivo e o ensino do consumo consciente, conseqüentemente teremos uma diminuição significativa na produção de lixo residencial e industrial, pois ter-se-á a postura do consumidor como o sujeito que fará a escolha crítica em favor de produtos e fornecedores socioambientalmente adequados.

 

Outro fator preocupante no Brasil são os altos índices de desperdício alimentar nos refeitórios e cozinhas industriais, contrastando com carência de alimentos em muitos lugares do país, campanhas educativas e multa para a infração destas normas seriam boas medidas para diminuirmos esta triste realidade.

 

Pretende-se trazer para a discussão deste tema o senso crítico sobre as questões ambientais e consumeristas, tendo em vista a necessidade urgente de mudança de postura das pessoas em relação a estes temas, dando-se a devida importância que o assunto requer. A humanidade precisa mudar a forma de interação com os recursos naturais antes que não tenhamos mais recursos para serem preservados ou recuperados o que acarretará a impossibilidade de vida na Terra.

 


[2] (SANTOS, 2007, p. 51) 

 

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