O paradigma da produtividade em nossas empresas
16/06/2021 12:49
Por Marcelo Munerato* - Consultor de Empresas
À medida que o espaço se encolhe para se tornar uma aldeia "global" de telecomunicações e uma "espaçonave planetária" de interdependências econômicas e ecológicas – para usar apenas duas imagens familiares e cotidianas – e na medida em que os horizontes temporais se encurtam até ao ponto em que o presente é tudo que existe, temos que aprender a lidar com um sentimento avassalador de compressão de nossos mundos espaciais e temporais (HARVEY, 1989, p. 240).
David Harvey tinha razão quando definia a compressão espaço-tempo como “avassaladora”. Atualmente esse é o sentimento que nos intimida diariamente, a falta de tempo e o encurtamento do espaço pelas comunicações ou tecnologias que nos permitem chegar a lugares distantes em cada vez menos tempo. E muito mais aos nossos empresários, lideranças responsáveis pela condução de projetos e programas de crescimento e desenvolvimento no competitivo segmento de veículos. A cada dia deparamo-nos com mais desafios, novas definições, decisões a tomar e, sobretudo, a urgente necessidade de estarmos cada vez mais preparados para a agressividade deste contexto. Mas a pergunta é como estar preparado se o tempo na grande maioria de nossos momentos consome nossas oportunidades de ler, pesquisar, refletir e colher informações?
A resposta pode estar contida na verdadeira essência da liderança empreendedora. Segundo o Sebrae (1995), o sucesso do empreendedor está ligado à vários fatores, e dentre eles a constante busca por informações. O empreendedor de visão, atualmente recorre a ferramentas muito eficazes quando o objetivo é municiar-se de informações.
Ferramentas baseadas na Internet, por exemplo, que nos permite acessar o mais amplo conjunto de informações disponíveis em tempo real. Mais do que isso, o e-mail veio para auxiliar o empresário, fornecendo a agilidade de que ele tanto precisava em suas comunicações. Eu mesmo não consigo me imaginar sem estes recursos. Há poucos dias atrás, eu estava me preparando para chegar à cidade de Foz de Iguaçu para um ciclo de palestras que ministraria em três cidades da região, quando o piloto de nosso avião informou que devido a fortes ventos iríamos retornar à Curitiba, sendo que naquela mesma noite tínhamos nosso primeiro evento já marcado, com auditório, coquetel e 120 pessoas confirmadas... Ao saber que nosso vôo somente decolaria novamente às 0H30min. tratamos de acionar os contatos para transferi-lo para dois dias seguintes. No trajeto entre o aeroporto e o hotel que a companhia disponibilizou, em cerca de 30 minutos, graças à ferramenta chamada PDA (Assistente Pessoal Digital - um aparelho de celular com disponibilidade de acessar a internet e baixar e-mails), enviamos e recebemos e-mails, além de alguns telefonemas do mesmo aparelho, resolvemos tudo acerca do evento.
Mas não foi só este problema a ser solucionado. Na sexta da mesma semana eu participaria de uma reunião de lideranças pela manhã e a tarde entrevistas com candidatos a emprego para certa empresa, e devido a este atraso não chegaria a tempo. Questões estas resolvidas rapidamente, abrindo meu notebook e através da internet sem fio do hotel enviei os e-mails necessários remarcando todos os compromissos. Pronto. Viajamos tranqüilos, sem pendências ou maiores dificuldades. Graças à utilização das ferramentas de comunicação e conectividade disponíveis.
Muitas vezes exigimos agilidades de nossos colaboradores, visando melhorar a produtividade de nossas empresas no nível operacional ou tático, porém, é no nível estratégico que a lentidão nas decisões nos oferece maiores prejuízos. Algumas organizações de marca disponibilizam informações extremamente importantes aos seus associados via portais na internet, e aí algumas perguntas ficam no ar: Estamos como líderes, buscando tais informações com a sede de alguém que se encontra em um deserto extremamente árido? Estamos acessando a internet diariamente, buscando nestes portais as bases para nossas decisões estratégicas? E nossos e-mails, com que freqüência acessamos? A idéia é criar pastas de trabalho para facilitar a organização de suas tarefas e tornar seu notebook ou PDA em escritório móvel, sem se escravizar a ele, naturalmente, pois tudo que é exagerado não convém. Lembre-se, o desprezo a estas ferramentas nos torna menos competitivos diante da compressão espaço-tempo que nos assola. E somente realiza negócios em alta performance o líder que se atreve a quebrar paradigmas e avançar para além das dificuldades.
E mais, hoje é imprescindível estar nas redes sociais, e dispor de recursos para acessá-los (telefones móveis com acesso a Internet, notebooks, netbooks, tablets, etc.). A questão é não deixar que isso nos tire o tempo e sim nos otimize o tempo. Uma fina linha divide tudo isso, e precisamos ser altamente disciplinados e não deixar de estar conectados, para fomentar a produtividade num cenário altamente globalizado.
Artigo Escrito Por: Marcelo Munerato* - Consultor de Empresas
* Marcelo Munerato, Empresário, Administrador de Empresas, Especialista em Administração Estratégica e Metodologia do Ensino Superior, Facilitador Credenciado pelo SEBRAE/PR, Facilitador credenciado pelo Isvor – FIAT, Analista Quântico, Escritor, com atuação em concessionárias autorizadas em Vendas Internas, Externas, Coordenação, Supervisão e Gerência Comercial desde 1983 e a partir de 2004 como Consultor de Empresas e Facilitador de Treinamento em Atendimento, Vendas, Liderança e Gestão de Pessoas. Instrutor e membro do Conselho Consultivo da Universidade Livre do Comércio – Associação Comercial do Paraná. Marcelo Munerato e as Empresas Rimuner Consultoria e Place Comunicação, são parceiros comerciais da GED Premier Shop.
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