O Vendedor Profissional (parte1)

03/02/2011 12:30

 A Venda Profissional

Uma visita de vendas não é uma reunião social ou uma conversa amigável. Trata-se de um encontro de negócios com o propósito de tomar decisões e efetivar acordos que irão desenrolar certas ações.

Sem um programa claro, uma visita de vendas torna-se uma perda de tempo. Um Comprador profissional evitará que isto venha a ocorrer encerrando o encontro rapidamente, pois espera uma atuação adequada por parte do vendedor consultor algo específico para discutir e negociar.

Uma visita de venda profissional, adequada e agradável, irá exigir do vendedor consultor competência para desenvolver as atividades básicas definidas a seguir:

 

Plano de Visita

  • Um objetivo para realizar a visita;
  • Uma ação especifica;
  • Um plano para atingir o objetivo;
  • Um procedimento especifico; e
  • O conhecimento de técnicas de vendas.
  • Ligar para a Loja.
  • Verificar qual o melhor dia definido para atendimento a fornecedores.
  • Marcar a visita.
  • Separar os produtos que pretendia oferecer: catálogos, brindes, folders, ou demonstração virtual (Notebook).
  • Definir quais os benefícios para o cliente, os quais você irá enfatizar durante a demonstração.
  • Preparar e checar o material de vendas: folhetos, catálogos, tabela de preços, condições comerciais, etc..
  • Efetuar a visita.

De maneira geral uma venda só acontece quando o vendedor consultor consegue demonstrar ao Cliente que as suas necessidades serão atendidas pelo produto que está adquirindo. Para que isso realmente possa ocorrer, é necessário sistematizar todo trabalho a ser desenvolvido.

Etapas da Venda Profissional

Como já vimos anteriormente, para que uma venda profissional possa ocorrer com o sucesso almejado, torna-se necessário sistematizar todo o trabalho a ser efetuado.

Você sabe que uma visita de vendas profissional é um evento dinâmico, onde tudo acontece de forma sucessiva e integrada. Todavia, em termos didáticos, vamos organizá-la em três grandes momentos: ANTES, DURANTE E DEPOIS DA VENDA.

Antes de sair para visitar o Cliente, um Profissional de Vendas deverá desenvolver dois eventos de preparação: um relacionado ao aspecto técnico, da visita em si, e outro relacionado à sua própria apresentação pessoal.

Preparação da Venda

Analise os aspectos técnicos envolvidos na atuação do Vendedor em termos de preparação prévia. Chamamos isso de PREPARAÇÃO TÉCNICA.

PESQUISE O CLIENTE A VISITAR

IMPORTANTE - Numa venda profissional, para que o vendedor não desperdice seu tempo, é de fundamental importância elaborar um roteiro de visitas ao cliente, que defina sua localização precisa. Isto pode ser feito usando listas telefônica ou outros guias disponíveis, a internet é uma excelente ferramenta para isso. Este roteiro envolve o planejamento do itinerário correto, verificando mapas geográficos e localização de bairro e ruas.

De igual importância, é necessário também conhecer as dimensões deste cliente, que podem ser avaliadas através da quantidade de empregados ou 

tamanho físico da empresa.

Além disso, é preciso conseguir os nomes completos, se possível de todas as pessoas que tem o poder de decisão ou que são “influenciadores de compra”, os quais devem ser contatados durante a visita.

PESQUISAR OS CONCORRENTES

Uma vantagem adicional tem o Vendedor que consegue identificar, antes da visita, de quem o cliente compra, que produto compra, quanto compra e como é utilizado.

PLANEJAR SUA ATUAÇÃO

A preparação técnica para a visita envolve uma reflexão prévia do Vendedor, visando antecipar uma série de fatos, ocorrências ou situações que poderão acontecer durante o seu encontro com o Cliente.

Neste sentido, é preciso avaliar quais são as necessidades específicas do Cliente e que produtos devem ser apresentados a ele. Além disso, convém decidir que vantagens e benefícios devem receber maior ênfase na apresentação.

É de fundamental importância também prever as possíveis objeções que podem ser feitas pelo Cliente.

Cabe ainda analisar todas as situações que possam dar origem à utilização de argumentos convincentes durante a apresentação, como por exemplo: a segurança de comprar veículos vistoriados pelo melhor sistema de verificação digital que além de trazer a pesquisa ainda interpreta as informações.

Como último item do planejamento da sua atuação, é de fundamental importância organizar todo o material que será utilizado durante a apresentação. Isto inclui a arrumação correta da pasta de trabalho, na seqüência adequada, incluindo a ficha do Cliente, relatórios de venda, folders, catálogos e tabelas de preços, notebook, modem, apresentações digitais.

 

Primeira Postagem da série O VENDEDOR PROFISSIONAL Por Gerson Luiz Garcia de Lima *

(*)Gerson Luiz Garcia de Lima, Empresário proprietário da empresa GED PREMIER Marketing Multicanal, representante da Empresa ZIPCODE BRASIL, é especialista na área de Marketing Multicanal, Liderança e Formação de Equipes Comerciais, Monitoramento de Equipes por Indicadores e Resultados. Gerente Comercial no segmento Varejista durante 9 anos (Lojas Colombo) e Administração de Equipes orientada por Metas e Resultados, com conhecimento de Mercados, Plano de Negócios, PDCA, Análise  SWOT, 5W2H, Giro de Estoque/curva ABC, Ações de Marketing, Merchandising e Liderança. Iniciou todo o processo comercial de duas empresas, implantando o sistema de Compras e Vendas, Cobrança e Análise de Crédito: Padronização de processos e documentos, procedimentos, normas e políticas comerciais de relacionamento com clientes Consultor de Empresas pela RIMUNER Consultoria e Treinamento.

 

Referências consultadas:

Sites:

·         Wikipédia

·         Gestão de venda

·         Carreira

·         Maximarketing 

Livros:

·         A Arte da Guerra – Autor: Sun Tzu   Editora: Martin Claret 

·         O Monge e o Executivo – Autor: James C. Hunter  Editora: Sextante

·         Quem mexeu no meu queijo – Autor: Spencer Johnson  Editora: Record Editora 

·         Como Nadar com os Tubarões sem ser comido vivo - Autor: Harvey Mackay  Editora: BEST SELLER LTDA

Virando a Própria mesa – Autor: Ricardo Semler   Editora: Rocco

 

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